NEWS / 

Porto da Figueira da Foz celebra 59º aniversário com foco na obra das acessibilidades marítimas

04 NOV. 2025

SHARE

As comemorações do Dia do Porto da Figueira da Foz tiveram lugar ontem, 30 de outubro, assinalando o 59º aniversário da inauguração dos molhes delimitadores da entrada da barra. A cerimónia decorreu no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, no Museu Municipal da Figueira da Foz, reunindo representantes de várias entidades ligadas à atividade portuária e marítima.

Na sessão de abertura, Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz, destacou a obra de melhoria das acessibilidades marítimas, atualmente em curso e com conclusão prevista para 2026, sublinhando que esta intervenção representa “um novo horizonte que se pode abrir para o futuro” do porto. Referiu ainda que está previsto para o próximo ano o lançamento do concurso público para a concessão da Marina Atlântica da Figueira da Foz, um projeto com vista à ampliação e requalificação da Marina e que visa reforçar a atratividade e a dinâmica do setor náutico de recreio. 

Ana Tabaçó, vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, aproveitou o momento para destacar o trabalho “exemplar” que tem sido desenvolvido entre a Câmara e o Porto da Figueira da Foz, sempre em “estreita colaboração”. Sublinhou ainda que os projetos atualmente em curso “são objetivos que servem a estrada do progresso e o desenvolvimento da afirmação da Figueira da Foz”.

Também Gonçalo Vieira, Presidente da Comunidade Portuária da Figueira da Foz, salientou o progresso registado nos últimos anos: “ver o porto que tínhamos e o porto que temos é impressionante”. Considerou que a obra em curso é “um investimento para as próximas décadas”, investimento esse que resultou de esforços públicos e privados, “um feito notável”, sublinha. Para o dirigente, a intervenção nas acessibilidades marítimas “não só vai permitir receber mais carga, como potenciar todo o cluster do mar, abrindo uma panóplia de novas oportunidades”.

Entre os convidados, marcou também presença José Ribeiro e Castro, que recordou que “um dos eixos da nossa independência é o mar”. O presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal contribuiu para as celebrações do Dia do Porto da Figueira da Foz com a apresentação e entrega da Menção Honrosa do Prémio Instituto dos Mares da Lusofonia, galardão que gere e atribui anualmente. O galardoado foi Bruno Faustino, pela sua tese de Mestrado intitulada “A Atividade Comercial e Marítima da foz do Mondego nos alvores da Modernidade (1450-1550)”, um trabalho que “versa sobre a história do Porto da Figueira da Foz”. 
As celebrações terminaram com uma palestra do galardoado sobre a sua obra. 



 

Receive by email only
personalized information
about the Port of Figueira da Foz.