PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
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O navio para Timor é um Ferry de Passageiros, construído em aço e alumínio naval, com 71,30m de comprimento, 12,60m de largura (boca), terá capacidade para 377 passageiros, 22 viaturas, além de carga, e atingirá um velocidade de 15 nós.
No dia 26 de maio, às 15 horas, é lançado à água, na Figueira da Foz, o ferryboat “Haksolok”, a primeira grande embarcação saída dos Estaleiros Navais do Mondego desde que estes foram concessionados à Atlanticeagle Shipbuilding. Esta é uma encomenda da Autoridade da Região Administrativa Especial de Oé-Cusse Ambeno, enclave da República Democrática de Timor-Leste, em território indonésio.
O objetivo é melhorar as ligações entre Díli, a capital, a ilha de Ataúro e as principais localidades da costa norte do país, nomeadamente Pante Macassar, a mais povoada cidade da região.
Construído em aço e alumínio, o navio representa um investimento superior a 13 milhões de euros. Tem 72 metros de comprimento e capacidade para transportar 377 passageiros, 23 viaturas e até 3.500 quilos de carga. Responde aos requisitos internacionais mais exigentes em matéria de segurança do transporte marítimo, nos termos da convenção SOLAS (“Safety of life at sea”), e os motores com que foi dotado permitem-lhe atingir os 15 nós de velocidade (quase 28 quilómetros por hora), o que permitirá ligar Díli e o enclave de Oé-Cusse Ambeno em seis horas, reduzindo para menos de metade o tempo gasto atualmente na viagem, que varia entre as 13 e as 14 horas, em função das condições marítimas.
A cerimónia de lançamento à água do “Haksolok” - que significa felicidade em tétum - será precedida do respetivo batismo. Será madrinha a freira Guilhermina Marçal, madre superiora das Canossianas Missionárias em Timor-Leste, reconhecida apoiante da luta pela independência do país e que há dezenas de anos desenvolve um trabalho humanitário exemplar na sua terra.
Entre outros dirigentes timorenses e responsáveis institucionais portugueses, assistirá ao evento Mari Alkatiri, antigo primeiro-ministro e presidente da Autoridade da Região Administrativa Especial de Oé-Cusse Ambeno e das Zonas Especiais de Economia Social de Mercado de Timor-Leste.
O contrato entre o armador português e a Atlanticeagle Shipbuilding para a construção do ‘ferry’ foi assinado em setembro de 2014 e os respetivos trabalhos iniciaram-se em julho do ano seguinte.