PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
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João Pedro Braga da Cruz, Presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), adianta ao DIÁRIO AS BEIRAS que o desenvolvimento do porto passa, inevitavelmente, pelo aprofundamento do calado, na barra e na zona portuária, em um metro (atualmente, o terminal de contentores tem sete metros de calado, o da carga geral seis e a barra 6,5).
“Chegámos ao limite dramático de lutar pela sobrevivência”, alertou, apontando, contudo, para um horizonte temporal de 20 anos. Mas duas dezenas de anos passam depressa. Portanto, se o Porto da Figueira da Foz se descuidar, pode ficar a ver passar os navios de maior porte e capacidade de carga ao largo da barra. Mas não é esse o destino que se perspectiva. Pelo contrário, já foi realizado um estudo tendo em vista, precisamente, o aumento do calado. A solução proposta pelo documento técnico é o rebentamento do maciço rochoso, com um orçamento de 42 milhões de euros.
No entanto, João Pedro Braga da Cruz vai tentar reduzir drasticamente aqueles valores, recorrendo a uma alternativa, se for tecnicamente viável.