Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram esta quinta-feira, 5 de Abril, o navio “Cederborg”, estreando-se também a bordo do rebocador “Monte de São Brás”.
O navio de carga geral, presença habitual no porto figueirense, foi literalmente esquadrinhado pelos visitantes, numa visita demorada, tendo como cicerone o Cte. Joaquim Sotto Mayor, quadro da APFF.
O roteiro incluiu a sala de comando, onde se escutava música clássica, os porões, a cozinha, lavandaria e quarto do comandante. Visita pretexto para uma série de questões colocadas pelos formandos, maravilhados que ficaram com os avanços tecnológicos do “Cederborg”.
O facto de disporem de internet e sinal de televisão em alto mar, a par dos ecrãs digitais sofisticados, foram alguns dos pormenores enfatizados pelos tripulantes, de nacionalidade holandesa, indonésia e tailandesa.
A dureza da profissão, associada às saudades da família (chegam a estar seis meses longe do lar), é amenizada pela beleza dos ‘sunsets’:
“O pôr-do-sol visto em alto mar é encantador” – confidenciava um dos tripulantes, acrescentando como vantagem a oportunidade de visitarem as cidades que albergam os portos onde o navio faz escala.
Paciente, a massa carbonara aguardou uns minutos para ser devorada, intervalo necessário para as selfies que a tripulação fez questão de tirar com o numeroso grupo de formandos.
Como bónus, uma curta viagem no rebocador “Monte de São Brás”, tempo suficiente para alguns dos visitantes ficarem a conhecer a complexidade das manobras executadas por este tipo de embarcações.
Para saber mais sobre o “Cederborg”
“Bilhete de Identidade” do “Monte de São Brás”
Texto e fotos da autoria de Inês Neto Silva