PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
SHARE
O Conselho de Administração da APFF visitou o NRP Figueira da Foz, aquando da presença do navio-patrulha oceânico na cidade, permanência inserida nas comemorações do Dia da Marinha.
Depois de visita demorada ao navio, Fátima Lopes Alves (Presidente) e Nuno Marques Pereira (Vogal), procederam à tradicional troca de crestas com o Comandante do navio, Capitão-Tenente Pedro Luis Fernandes da Palma.
A delegação da APFF integrava ainda o Cte. Joaquim Sotto Mayor.
O Navio Patrulha Oceânico Figueira da Foz foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tendo sido aumentado ao efectivo dos navios da Armada a 25 de Novembro de 2013. Com deslocamento de 1850t e guarnição de 44 elementos, foi concebido como navio não-combatente e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.
Trata-se de navio particularmente vocacionado para actuar na zona económica exclusiva nacional, tendo também capacidade para cooperar em operações militares de baixa intensidade, prestar apoio humanitário, efectuar lançamento de minas e transporte de forças militares de pequenas dimensões, entre outras.