SHARE
No âmbito da empreitada de “Melhoria das Condições de Acessibilidade e Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz”, adjudicada à empresa Mota-Engil Engenharia e Construção, S.A., terão início já no mês de agosto de 2025 os trabalhos de quebramento de rocha com recurso a explosivos no leito do rio Mondego, mais concretamente no canal de navegação do Porto da Figueira da Foz. De recordar que a intervenção de Melhoria de Acessibilidades representa um investimento global de 21,9 milhões de euros (9,1 milhões de euros provenientes do programa "Sustentabilidade 2030", 4,4 milhões de euros assegurados por entidades privadas e 8,4 milhões de euros financiados com fundos próprios da Administração do Porto da Figueira da Foz), refletindo o compromisso com a sustentabilidade e a competitividade da infraestrutura portuária.
A operação de quebramento insere-se numa fase determinante da intervenção em curso, que visa a modernização e aprofundamento da infraestrutura portuária, permitindo, no futuro, a receção de navios de maior porte e calado, reforçando assim a competitividade do Porto da Figueira da Foz no contexto nacional e internacional.
Está previsto que os trabalhos de quebramento de rocha decorram até abril de 2026, com a realização de rebentamentos diários em dois períodos do dia:
• De manhã, entre as 08h00 e as 09h00;
• Ao final do dia, entre as 19h00 e as 20h00.
De sublinhar que o horário da tarde será posteriormente ajustado, de forma a garantir que todos os rebentamentos ocorram antes do pôr do sol, respeitando assim as boas práticas de segurança.
O quebramento de rocha é um passo essencial para a concretização do aprofundamento do canal de navegação, sendo uma operação cuidadosamente planeada com vista à minimização de impactos sobre a navegação, a população local e o ecossistema envolvente.
A Administração do Porto da Figueira da Foz agradece a melhor compreensão das populações, garantindo-se que todos os esforços serão envidados para que os trabalhos decorram com a maior brevidade e segurança possível.