NOTÍCIAS / 

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Ministro do Ambiente e da Ação Climática visita obra de reforço do cordão dunar da Cova Gala

13 AGO. 2021

SHARE

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, realizou no dia 12 de agosto uma visita aos trabalhos da empreitada de “Reforço De Emergência do Troço de Cordão Dunar a Sul do Esporão nº 5 da Cova Gala e entre o Esporão n.º 2 e o Esporão n.º 3”, no município da Figueira da Foz, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, a Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz, Fátima Lopes Alves, e o Vice- Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

As areias provenientes das dragagens de manutenção da barra do Porto da Figueira da Foz estão a ser aproveitadas para o reforço do cordão dunar nas zonas mais críticas, numa extensão de 400m e num volume máximo estimado de 160.000 m3, através da recarga de areia com repulsão direta por tubagem na praia emersa e seu espalhamento.

As areias são cedidas a título gratuito pela Administração do Porto da Figueira da Foz, nos termos do protocolo celebrado em maio passado, entre a APA, CMFF e APFF.

A intervenção iniciou-se no passado dia 27 de julho, com um prazo de execução de 1 mês, estando orçada em cerca de €1.100.000,00 e com financiamento assegurado através do Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira entre a APA-Agência Portuguesa do Ambiente, o Município da Figueira da Foz e a Administração do Porto da Figueira da Foz.

O Porto da Figueira da Foz continuará assim a cooperar nos processos de mitigação de erosão costeira com as instituições com competência nesta matéria, de forma a garantir a segurança de pessoas e bens.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Figueira da Foz.