NOTÍCIAS / 

Porto da Figueira da Foz participou em debate sobre energia eólica offshore no INOVASEA

16 FEV. 2026

SHARE

O Porto da Figueira da Foz participou na mesa-redonda “Energia eólica offshore – Prós e Contras”, integrada na sessão de apresentação do estudo “O Impacto dos Parques de Energia Marítima Offshore na Estrutura Empresarial das Regiões de Viana do Castelo e Figueira da Foz”, realizada na Figueira da Foz, no âmbito do projeto INOVASEA OFFSHORE.

A sessão promoveu um momento de partilha e debate sobre os impactos económicos, empresariais e territoriais da energia marítima offshore, reunindo especialistas, entidades públicas e empresas. 
Na mesa-redonda, o Porto da Figueira da Foz esteve representado por Valter Rainho, membro do Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que destacou a energia eólica offshore como uma oportunidade estratégica, assente numa abordagem realista e na especialização funcional das infraestruturas portuárias.

No caso da Figueira da Foz, Valter Rainho sublinhou o posicionamento do porto enquanto infraestrutura vocacionada para operações de operação e manutenção dos parques eólicos offshore, beneficiando da sua proximidade à maior área de parque identificada ao largo da Figueira da Foz, mas também assumindo de forma responsável as limitações físicas existentes, nomeadamente ao nível do calado, das áreas disponíveis e das condições operacionais.

Foi ainda reforçada a articulação contínua com as entidades do território, nomeadamente com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, assegurando que qualquer desenvolvimento futuro será realizado em estreita coordenação com a autarquia.

O projeto INOVSEA, promovido pela AEVC e a ACIFF, visa potenciar a inovação nas PME que integram a Economia do Mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego.
 

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Figueira da Foz.